sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Introdução


Bem-vindo,

É minha intenção, com este blog, ajudar a divulgar o xadrez chinês em Portugal, mais conhecido como Xiangqi.

Trata-se de um jogo bastante semelhante ao xadrez ocidental, sendo que talvez a maior diferença seja a nível estético.
Ao contrário do que estamos habituados, as peças de Xiangqi têm todas o mesmo formato redondo sendo apenas destingidas entre si através de um carácter chinês, ou Kanji. Para além disto ocupam as intersecções das linhas do tabuleiro, ao invés dos quadrados como no xadrez ocidental.

Na China é habitual jogar-se Xiangqi nas ruas

Apesar de ter algumas regras diferentes, e até uma peça nova (um canhão!), aplicam-se os mesmos princípios. Cada jogador tem um rei, e o objectivo é pôr o rei inimigo em cheque-mate. Para isso irão jogar uma peça à vez, sendo que cada peça diferente terá opções de movimento diferentes. Parece familiar?

Existem tabuleiros "ocidentalizados", cujo propósito é proporcionar o mesmo jogo de Xiangqi, mas com um aspecto mais familiar. Tornam-se então mais claras as semelhanças entre os dois jogos.

 Tabuleiro tradicional de Xiangqi vs tabuleiro de Xiangqi "ocidentalizado".

Contudo, verificam-se diferenças mesmo ao nível do tabuleiro. Para além da diferença de formato (9x9 casas em vez de 8x8), o próprio tabuleiro não é homogéneo, tendo dois palácios (um para cada jogador) e um rio a dividir os dois lados do tabuleiro.

Em breve iremos explorar mais detalhadamente a forma como estes elementos afectam o jogo. Para já pretende-se apenas fazer uma breve introdução.
Este é então o aspecto de um tabuleiro de Xiangqi com as respectivas posições iniciais.

Tabuleiro de Xiangqi com a disposição inicial das peças.

Resumindo, espero que o leitor leve deste blog um pouco do meu limitado conhecimento assim como um pouco da minha grande admiração por este jogo, e claro, vontade de o experimentar!

Sem comentários:

Enviar um comentário